FRODOBLOG II
   100 ANOS DE GUIMARÃES ROSA

Photobucket


Pouca gente lembrou, essa semana, que o grande escritor João Guimarães Rosa faria 100 anos, caso estivesse vivo. Para se ter uma idéia, nem mesmo na faculdade a data foi lembrada, todos os alunos e professores estão mais preocupados com as festividades programadas para os cem anos de falecimento de Machado de Assis, que ocorrerá em 29 de Setembro próximo. Antes de mais nada, quero deixar bem claro que considero Machado o nosso escritor maior, digno de toda honra com a qual se pode distinguir um grande escritor como ele; e que também eu, como todos os outros blogueiros ligados à literatura, estarei lhe prestando homenagens no devido tempo. Porém, não posso deixar de lamentar que um nome da magnitude de Guimarães Rosa passe em branco numa data tão importante. Exceto algumas poucas reportagens na televisão, pouco se falou nesse que é um dos maiores e mais originais escritores de língua portuguesa de todos os tempos.
Nascido em 27 de Junho de 1908, em Cordisburgo/MG, diplomata de carreira, autor de "Grande Sertão: Veredas", "Sagarana", "Corpo de Baile", "Primeiras estórias" e outras obras consagradas, ele faleceu poucos dias depois de assumir uma cadeira na Academia Brasileira de Letras, em Novembro de 1967. Dono de estilo único e inconfundível, criador de um linguajar sem precedentes dentro da literatura brasileira, juntava expressões faladas em sua região, o interior de Minas Gerais, com palavras do alemão, espanhol e até mesmo tupi-guarani, fruto da sua vivência de homem cosmopolita. Quando cônsul do Brasil na Alemanha da segunda guerra, ajudou a salvar a vida de dezenas de judeus das mãos da SS nazista, fornecendo vistos de entrada para o Brasil sem mencionar a religião do portador. Em reconhecimento, o nome do casal Guimarães Rosa (João e Aracy), foi dado a um bosque ao longo das encostas de Jerusalém, em 1985. Encontram-se, nos arquivos do Museu do Holocausto, em Israel, depoimentos de pessoas salvas por eles.
Por tudo isso, João Guimarães Rosa deve ser lembrado hoje e eternamente como um dos grandes escritores de todos os tempos.
Para conhecer mais sobre a vida e a obra de Guimarães Rosa, acesse VIDAS LUSÓFONAS.
PIADA INTERNÉTICA:
"Um terrível incêndio destruiu hoje cedo a biblioteca pessoal do Presidente Lula.
As informações confirmam a queima de todos os 2 livros.
O porta-voz oficial do Palácio do Planalto acabou de declarar que o presidente está inconformado, já que não tinha terminado de colorir o segundo."
Achei aqui: EMM.
EU (AINDA) ACREDITO EM PAPAI NOEL!


Photobucket


Ok, fomos muito mal na altitude de Quito. Mas alguns jornais sensacionalistas exageraram, dizendo que fomos GOLEADOS pela LDU. Ora bolas, esses jornalistas, no mínimo, não sabem contar nos dedos a diferença de gols. Para haver uma goleada, é necessário uma diferença mínima de TRÊS gols no placar, já que dois gols é uma diferença folgada, mas não atesta uma goleada. Nós tomamos quatro gols, é verdade, mas fizemos dois, o que num simples cálculo aritmético que qualquer criança de cinco anos sabe fazer, resulta em DOIS gols de diferença, o que, em absoluto, representa uma goleada. Mas tudo bem, esses caras devem ser torcedores daquele que foi eliminado no mês passado. E como já dizem, a inveja...
Mas nem tudo está perdido. Será difícil, será sofrido, como todos os títulos que o Fluminense consegue ganhar, mas não será impossível. Afinal, se o Flamengo conseguiu a proeza de tomar de 3 x 0 do América do México em pleno Maracanã, não sei porque eu não acharia possível vencer a LDU pelo mesmo placar. Sempre respeitando o adversário, que eles não são bobos, mas jogando a bola que sabemos, eu creio que dá. E torcendo para que não aconteça com o Flu o mesmo que aconteceu com o Grêmio ano passado.
EU ACREDITO EM PAPAI-NOEL!...

AQUI TEM POESIA!
ESPERANÇA!
A MULHER MAIS BONITA DO MUNDO



Escrito por Frodo Oliveira às 06:26 PM
[] [envie esta mensagem] []


 
  [ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]  
 
 



Meu perfil
BRASIL, Sudeste, RIO DE JANEIRO, Homem, de 36 a 45 anos, Portuguese, English, Arte e cultura, Esportes

HISTÓRICO



    OUTROS SITES
     ENGLISH TRANSLATOR
     TRANSLATOR GOOGLE
     UOL - O melhor conteúdo
     RECANTO DAS LETRAS
     ORKUT-ME, BABY!
     FRODOBLOG I
     SITE OFICIAL DO FLUMINENSE
     MEU PERFSPOT
     CANÇÃO 01 - A ORAÇÃO DE HABACUQUE
     CANÇÃO 02 - CANÇÃO INGÊNUA
     CANÇÃO 03 - AMIGO
     CANÇÃO 04 - RENOVA O MEU CORAÇÃO
     CRANIK
     ACADEMIA VIRTUAL


    VOTAÇÃO
     Dê uma nota para meu blog!