FRODOBLOG II
   SOLARIUM 2

Olá, Amigos!...

Após muito tempo longe do mundo blogueiro, decidi que já era tempo de voltar. Sei que não tenho muito tempo disponível, mas procurarei fazer o melhor possível, com atualizações semanais.

Para começar, falarei sobre o lançamento da antologia Solarium 2 - Contos de FC, que aconteceu no último dia 14/11 no Espaço Multifoco, Rio de Janeiro. É o segundo volume da série que alcançou o sucesso no primeiro volume e volta agora, totalmente repaginada, com ilustrações e um tamanho maior (16x23).


POR QUE SOLARIUM?

Quando a Editora Multifoco me convidou para ser o responsável por um dos seus selos, eu não pensei duas vezes em escolher o gênero: seria um selo de Ficção Científica.

Sempre tive a curiosidade de saber o motivo da FC nacional nunca ter delanchado, de ficar sempre num incômodo meio-termo. Não poderia ser por conta da inexistência de apreciadores, já que os filmes do gênero estão entre os campeões de bilheterias em terras brasileiras; tampouco poderia ser pela falta de qualidade, já que temos bons autores brasileiros de FC desde os anos 40/50. Nomes como Jerônymo Monteiro, André Carneiro e, mais recentemente Bráulio Tavares e Gérson Lodi-Ribeiro não me deixam mentir. Qual seria então o mistério?...

  Uma das conclusões possíveis seria a de que a FC nacional estava precisando de sangue novo, uma nova geração de autores e leitores que levassem adiante a tradição dos pioneiros, nesses novos tempos de Internet e comunicação on-line, onde proliferam os blogs e comunidades dedicadas ao assunto.

Por que então não dar a palavra a esses jovens autores oriundos do mundo virtual para que desenvolvam seus talentos e tomem gosto pela arte da escrita?

Foi pensando dessa forma que surgiu o projeto Solarium – Contos de Ficção Científica. O primeiro volume, lançado em abril deste ano, foi um sucesso e preparou o caminho para o volume 2, que vem a lume quase seis meses depois, com a missão de dar continuidade a ideia original de ser a porta de entrada para que novos autores de Ficção Científica possam se lançar no mercado editorial, desenvolvendo e lapidando seu talento e, quem sabe, dando continuidade a uma carreira literária sólida e duradoura.

Acreditamos que os objetivos já começam a serem atingidos, na medida em que vemos o claro amadurecimento de alguns jovens autores num curto espaço de tempo e o aumento do número de leitores, mas temos plena consciência de que foi apenas um início promissor. Muito ainda há para ser feito em prol da Ficção Científica brasileira.

Que venha, pois, o volume 3.


 



Escrito por Frodo Oliveira às 06:15 PM
[] [envie esta mensagem] []


 
  [ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]  
 
 



Meu perfil
BRASIL, Sudeste, RIO DE JANEIRO, Homem, de 36 a 45 anos, Portuguese, English, Arte e cultura, Esportes

HISTÓRICO



    OUTROS SITES
     ENGLISH TRANSLATOR
     TRANSLATOR GOOGLE
     UOL - O melhor conteúdo
     RECANTO DAS LETRAS
     ORKUT-ME, BABY!
     FRODOBLOG I
     SITE OFICIAL DO FLUMINENSE
     MEU PERFSPOT
     CANÇÃO 01 - A ORAÇÃO DE HABACUQUE
     CANÇÃO 02 - CANÇÃO INGÊNUA
     CANÇÃO 03 - AMIGO
     CANÇÃO 04 - RENOVA O MEU CORAÇÃO
     CRANIK
     ACADEMIA VIRTUAL


    VOTAÇÃO
     Dê uma nota para meu blog!